MANUAL DE IMPLANTAÇÃO
A missão do manual de implementação é organizar, facilitar e servir como um guia para a criação e implementação das unidades franqueadas, assim como servir de suporte para posteriores consultas. Não estão contemplados neste manual as exceções e particularidades que possam vir a existir em algumas unidades.
Recomenda-se a utilização da empresa de advocacia e/ou contabilidade da Rede MoviMente para a correta constituição da empresa / sociedade.
Os documentos variam de acordo com o formato da empresa a ser constituída e eles podem auxiliar o processo de forma assertiva, assim como tirar todas as dúvidas.
Caso seja um cidadão estrangeiro, este é um ponto importante para que consiga aprovação do visto de empreendedor em Portugal.
Os custos para a abertura giram em torno de 300€ para sociedades ou empresas unipessoais.
O carimbo é necessário na abertura da conta corrente e outros contratos e deve contar o nome da empresa, NIPC e “a gerência” escritos. É usado poucas vezes, mas é importante nas questões legais do banco.
O banco a ser utilizado é de livre escolha e podemos indicar sem qualquer problemas os bancos que trabalhamos.
Atualmente, recomenda-se não contratar o TPA do banco, uma vez que a VivaWallet tem um plano onde 100% das taxas são devolvidas em cashback, assim como outras vantagens, como enviar pagamento por referência multibanco e afins.
Independente da sua escolha, é importante solicitar o TPA aceite cartões de créditos internacionais, assim como a autorização de débito direto para os planos mensais de Fisioterapia e Pilates.
Para empresas que envolvem cuidados à utentes são necessários 3 seguros: Multirrisco, acidentes de trabalho e acidentes pessoais, que é um seguro exclusivo para as aulas de grupo;
Temos um corretor associado que pode auxiliar na contratação destes seguros com preço bastante competitivo, porém, caso já tenha algum corretor, não há problemas. O banco também oferece seguros, convém comparar coberturas e valores.
Reunião entre o franchisado e a franchisadora para assinatura dos contratos e aditamentos para formalização da franquia.
Transferência bancária do valor da taxa de franquia e posterior envio de comprovante de transferência por email.
A escolha do ponto comercial para a instalação da unidade franquiada é de exclusiva responsabilidade do franchisado e a franchisadora limita-se a aconselhar e aprovar a escolha do local.
EXIGÊNCIAS LEGAIS DO ESPAÇO FÍSICO
O espaço físico da unidade franqueada deve estar de acordo com o padrão de excelência da Rede e, quando não assim o estiver, será necessária a realização de obras para que cumpra, no mínimo, as seguintes exigências:
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- Ter área mínima total de 50m2 dividas em “receção”, gabinete, área do pilates e casa de banho;
- Estar de acordo com o Guia de Acessibilidade e Mobilidade para todos – DL 163/2006 de 8 de agosto, enviado junto a este manual;
- Possuir ar condicionado independente em cada gabinete;
- Possuir divisão, mesmo que virtual entre os espaços de Fisioterapia e Pilates;
- Possuir casa de banho adaptada, incluindo o sistema de alarme de acordo com Guia de Acessibilidade e Mobilidade para todos – DL 163/2006 de 8 de agosto;
- Possuir extintores de incêndio e sinaléticas de emergência de acordo com o informado pela empresa contratada de segurança do trabalho;
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ITENS DE DECORAÇÃO E MOBILIÁRIO
Para facilitar a compra dos itens necessários para a caracterização do trade dress, reunimos algumas listas de compras, que serão enviadas, divididas em:
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- Lista de compras IKEA;
- Lista de compras Worten;
- Lista de compras Auchan;
- Lista de compras Staples;
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AFIXAÇÕES OBRIGATÓRIAS
NA PORTA DE ENTRADA DA CLÍNICA
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- Horário de funcionamento;
- Multibanco;
- Não fumadores;
- Proibido animais, exceto cães guias;
- Placa de aberto / fechado com arte fornecida pela equipa de marketing;
- Registro da camara com o horário de funcionamento preenchido;
- SPAutores
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NA RECEPCÃO
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- Preçário com arte fornecida pela equipa de marketing;
- Informativo do livro de reclamações;
- Certidão de registo da ERS;
- Licença de Funcionamento ERS;
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MATERIAL PUBLICITÁRIO
É de responsabilidade da unidade da Rede a produção da arte vetorizada em CorelDraw, Photoshop ou similar para a caracterização do trade dress de acordo com a unidade franchisada, contendo as artes de:
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- Montra e publicidade das portas e janelas;
- Fachada / letreiro, quando aplicável;
- Cartões de visita a ser impressos com soft touch e verniz em alto relevo;
- Panfletos (flyer) se assim o franchisado solicitar;
- Apresentação eletrónica a ser enviadas aos médicos;
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MÚSICA AMBIENTE, TELEVISÃO E INTERNET
MÚSICA
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- A música ambiente é um dos itens obrigatórios da individualização dos atendimentos e encantamento dos clientes. Portanto, é necessário que as colunas de som possuam interfaces compatíveis com serviços de streaming de músicas;
- É facultado ao franchisado a escolha do serviço de streaming de música, desde que não existam publicidades entre as músicas. Sugere-se os serviços do Spotify, Apple Music ou YouTube Premium. Atenção que estes serviços, na teoria, não são legalizadas para utilização em empresas, sendo permitidos somente a titulo particular. O correto é usar serviços como o WayBox, (https://waybox.pt/) para ficar totalmente legalizado.
- Cada ambiente (receção, área do pilates e gabinetes de Fisioterapia) deve possuir uma coluna de som exclusiva para que o terapeuta e/ou recepcionista possam personalizar a música de acordo com a preferência de cada cliente.
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TELEVISORES
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- Deve estar sempre com o som desligado e transmissão voltada aos clientes na área de espera.
- É obrigatório que o conteúdo remeta a coisas boas, leves e agradáveis e que sejam isentos de política e religião.
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INTERNET SEM FIO (WI-FI)
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- O Wi-Fi é um dos itens obrigatórios da personalização e encantamento dos clientes.
- Ele deve ser gratuito e de boa qualidade.
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FISIOTERAPIA
Verificar os anexos ao contrato:
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- Lista de compras Fisaude;
- Lista de compras FfitTech;
- Lista de compras Decathlon;
- Lista de compras PhysioSupplies;
- Lista de compras Quirumed;
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PILATES
Verificar a lista de compras Kauffer® Pilates contendo os aparelhos e acessórios necessários.
O franchisado tem liberdade em comprar de outras marcas, desde que devidamente legalizadas e que seja autorizado pelo franchisador.
HIGIENIZAÇÃO E MANUTENÇÃO
Verificar a lista de produtos contidas no manual de limpeza e manutenção.
A empresa de segurança do trabalho é a responsável pela adequação da unidade no rigoroso cumprimento da legislação em vigor, assim como os exames e formações dos colaboradores contratados (incluindo o sócio gerente)
A franchisadora pode enviar o seu CEO, contratar uma empresa ou enviar um representante da franchisadora para sugestão de adequações do espaço e preenchimento posterior do relatório de vistoria.
A equipa de marketing já possui um plano detalhado para a inauguração da nova unidade, que será passado para a nova unidade neste momento.
Se necessário, o plano poderá ser alterado para individualizar mais e também para discutir maiores investimentos nesta etapa.
O tão esperado momento!
Pode-se realizar coquetel de abertura com convite para médicos, pessoas influentes e possíveis clientes, assim como promoções específicas para a inauguração, desde que aprovada pela Rede.