MANUAIS

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO

A missão do manual de implementação é organizar, facilitar e servir como um guia para a criação e implementação das unidades franqueadas, assim como servir de suporte para posteriores consultas. Não estão contemplados neste manual as exceções e particularidades que possam vir a existir em algumas unidades.

Recomenda-se a utilização da empresa de advocacia e/ou contabilidade da Rede MoviMente para a correta constituição da empresa / sociedade.
Os documentos variam de acordo com o formato da empresa a ser constituída e eles podem auxiliar o processo de forma assertiva, assim como tirar todas as dúvidas.
Caso seja um cidadão estrangeiro, este é um ponto importante para que consiga aprovação do visto de empreendedor em Portugal.

Os custos para a abertura giram em torno de 300€ para sociedades ou empresas unipessoais.

O carimbo é necessário na abertura da conta corrente e outros contratos e deve contar o nome da empresa, NIPC e “a gerência” escritos. É usado poucas vezes, mas é importante nas questões legais do banco.

O banco a ser utilizado é de livre escolha e podemos indicar sem qualquer problemas os bancos que trabalhamos.
Atualmente, recomenda-se não contratar o TPA do banco, uma vez que a VivaWallet tem um plano onde 100% das taxas são devolvidas em cashback, assim como outras vantagens, como enviar pagamento por referência multibanco e afins.

Independente da sua escolha, é importante solicitar o TPA aceite cartões de créditos internacionais, assim como a autorização de débito direto para os planos mensais de Fisioterapia e Pilates.

Para empresas que envolvem cuidados à utentes são necessários 3 seguros: Multirrisco, acidentes de trabalho e acidentes pessoais, que é um seguro exclusivo para as aulas de grupo;
Temos um corretor associado que pode auxiliar na contratação destes seguros com preço bastante competitivo, porém, caso já tenha algum corretor, não há problemas. O banco também oferece seguros, convém comparar coberturas e valores.

Reunião entre o franchisado e a franchisadora para assinatura dos contratos e aditamentos para formalização da franquia.

Transferência bancária do valor da taxa de franquia e posterior envio de comprovante de transferência por email.

A escolha do ponto comercial para a instalação da unidade franquiada é de exclusiva responsabilidade do franchisado e a franchisadora limita-se a aconselhar e aprovar a escolha do local.

EXIGÊNCIAS LEGAIS DO ESPAÇO FÍSICO

O espaço físico da unidade franqueada deve estar de acordo com o padrão de excelência da Rede e, quando não assim o estiver, será necessária a realização de obras para que cumpra, no mínimo, as seguintes exigências:

      • Ter área mínima total de 50m2 dividas em “receção”, gabinete, área do pilates e casa de banho;
      • Estar de acordo com o Guia de Acessibilidade e Mobilidade para todos – DL 163/2006 de 8 de agosto, enviado junto a este manual;
      • Possuir ar condicionado independente em cada gabinete;
      • Possuir divisão, mesmo que virtual entre os espaços de Fisioterapia e Pilates;
      • Possuir casa de banho adaptada, incluindo o sistema de alarme de acordo com Guia de Acessibilidade e Mobilidade para todos – DL 163/2006 de 8 de agosto;
      • Possuir extintores de incêndio e sinaléticas de emergência de acordo com o informado pela empresa contratada de segurança do trabalho;

ITENS DE DECORAÇÃO E MOBILIÁRIO

Para facilitar a compra dos itens necessários para a caracterização do trade dress, reunimos algumas listas de compras, que serão enviadas, divididas em:

      • Lista de compras IKEA;
      • Lista de compras Worten;
      • Lista de compras Auchan;
      • Lista de compras Staples;

AFIXAÇÕES OBRIGATÓRIAS

NA PORTA DE ENTRADA DA CLÍNICA

      • Horário de funcionamento;
      • Multibanco;
      • Não fumadores;
      • Proibido animais, exceto cães guias;
      • Placa de aberto / fechado com arte fornecida pela equipa de marketing;
      • Registro da camara com o horário de funcionamento preenchido;
      • SPAutores

NA RECEPCÃO

      • Preçário com arte fornecida pela equipa de marketing;
      • Informativo do livro de reclamações;
      • Certidão de registo da ERS;
      • Licença de Funcionamento ERS;

MATERIAL PUBLICITÁRIO

É de responsabilidade da unidade da Rede a produção da arte vetorizada em CorelDraw, Photoshop ou similar para a caracterização do trade dress de acordo com a unidade franchisada, contendo as artes de:

      • Montra e publicidade das portas e janelas;
      • Fachada / letreiro, quando aplicável;
      • Cartões de visita a ser impressos com soft touch e verniz em alto relevo;
      • Panfletos (flyer) se assim o franchisado solicitar;
      • Apresentação eletrónica a ser enviadas aos médicos;

MÚSICA AMBIENTE, TELEVISÃO E INTERNET

MÚSICA

        • A música ambiente é um dos itens obrigatórios da individualização dos atendimentos e encantamento dos clientes. Portanto, é necessário que as colunas de som possuam interfaces compatíveis com serviços de streaming de músicas;
        • É facultado ao franchisado a escolha do serviço de streaming de música, desde que não existam publicidades entre as músicas. Sugere-se os serviços do Spotify, Apple Music ou YouTube Premium. Atenção que estes serviços, na teoria, não são legalizadas para utilização em empresas, sendo permitidos somente a titulo particular. O correto é usar serviços como o WayBox, (https://waybox.pt/) para ficar totalmente legalizado.
        • Cada ambiente (receção, área do pilates e gabinetes de Fisioterapia) deve possuir uma coluna de som exclusiva para que o terapeuta e/ou recepcionista possam personalizar a música de acordo com a preferência de cada cliente.

TELEVISORES

        • Deve estar sempre com o som desligado e transmissão voltada aos clientes na área de espera.
        • É obrigatório que o conteúdo remeta a coisas boas, leves e agradáveis e que sejam isentos de política e religião.

INTERNET SEM FIO (WI-FI)

        • O Wi-Fi é um dos itens obrigatórios da personalização e encantamento dos clientes.
        • Ele deve ser gratuito e de boa qualidade.

FISIOTERAPIA

Verificar os anexos ao contrato:

      • Lista de compras Fisaude;
      • Lista de compras FfitTech;
      • Lista de compras Decathlon;
      • Lista de compras PhysioSupplies;
      • Lista de compras Quirumed;

PILATES

Verificar a lista de compras Kauffer® Pilates contendo os aparelhos e acessórios necessários.
O franchisado tem liberdade em comprar de outras marcas, desde que devidamente legalizadas e que seja autorizado pelo franchisador.

HIGIENIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

Verificar a lista de produtos contidas no manual de limpeza e manutenção.

A empresa de segurança do trabalho é a responsável pela adequação da unidade no rigoroso cumprimento da legislação em vigor, assim como os exames e formações dos colaboradores contratados (incluindo o sócio gerente)

A franchisadora pode enviar o seu CEO, contratar uma empresa ou enviar um representante da franchisadora para sugestão de adequações do espaço e preenchimento posterior do relatório de vistoria.

A equipa de marketing já possui um plano detalhado para a inauguração da nova unidade, que será passado para a nova unidade neste momento.
Se necessário, o plano poderá ser alterado para individualizar mais e também para discutir maiores investimentos nesta etapa.

O tão esperado momento!
Pode-se realizar coquetel de abertura com convite para médicos, pessoas influentes e possíveis clientes, assim como promoções específicas para a inauguração, desde que aprovada pela Rede.