MANUAL OPERACIONAL PARA O PILATES
A missão do manual operacional para o Pilates tem o intuito de padronizar as operações e evitar problemas e desgastes desnecessários.
A aula experimental é por obrigatoriedade gratuita.
Na maioria das vezes é o primeiro contacto do cliente com a MoviMente e é nela que a experiência, a qualidade e o encantamento das aulas de Pilates são transmitidas ao cliente através da simpatia, empatia e atenção do instrutor.
Para atingir o nível de qualidade e encantamento, sugere-se que:
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- A aula experimental deve ser oferecida de forma gratuita aos clientes.
- As aulas devem ser realizadas de forma individual, dando preferência para um horário exclusivo no ambiente do Pilates.
- Sugere-se seguir o roteiro abaixo para a aula experimental, porém, o instrutor tem liberdade em alterá-lo de acordo com o objetivo e patologia do cliente.
- Sentados no Cadillac, com foco exclusivo no cliente, o instrutor deve:
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- Questionar o gosto musical do cliente para acompanhar a aula experimental;
- Facultar um breve resumo da história do Pilates;
- Questionar sobre o objetivo e expetativas do cliente em relação ao Pilates;
- Colher a história clínica do paciente;
- Prescrever os exercícios de forma personalizada e focado na resolução da queixa principal do cliente.
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- Os exercícios devem ser compatíveis com o grau de força, mobilidade e risco do cliente.
- A aula precisa conter exercícios de aquecimento, de tratamento e de resfriamento.
- Os exercícios devem ser demonstrados ao cliente antes de solicitado.
- Durante toda a aula, o instrutor deve ficar de frente ao aluno e atento aos exercícios, corrigindo-os e explicando a biomecânica e grupos musculares envolvidos, assim como explicar o motivo da escolha do exercício. A explicação é um ponto chave para aumentar a adesão aos exercícios e do processo de encantamento do cliente.
- Dedicar os últimos 3 a 5 minutos para o relaxamento com o Hypervolt® na região de preferência do cliente ou nos grupos alvos da aula.
- Ao final, o instrutor deve conversar sobre o melhor tipo de plano (individual ou grupo) e frequência de aulas para o cliente. Após, deve levá-lo até a receção e mostrar-se disponível para tirar quaisquer dúvidas.
- Orientar a recepcionista ou realizar a matrícula do cliente.
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O recomendado é ser realizada logo após a aula experimental e evitar postergá-la, mesmo que o pagamento não possa ser realizado no momento.
Esta boa prática aumenta a adesão uma vez que o cliente teve uma excelente experiência na aula prática e ainda está sob influência destas sensações.
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- No ato da matrícula, deve-se adicionar o valor do seguro e da matrícula, de acordo com o plano escolhido.
- É imprescindível preencher os dados completos para cadastrá-lo no seguro e tirar a foto do utente para melhor identificá-la (o).
- Corroborando o compromisso ambiental, os contratos são digitais e devem ser gerados e enviados pelo sistema e deve ser orientado ao cliente aceitá-lo o mais breve possível.
- Deve-se incentivar que o cliente faça o download e utilize a aplicação SeuFisio Check-in
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Caso o cliente opte pelo contrato escrito, imprime-se 2 vias e deve ser rubricada todas as folhas com exceção da última, onde se faz necessário a assinatura e o carimbo.
Deve-se reforçar a importância da autorização ou não das autorizações e tratamento de dados e direitos de imagens.
Todas as aulas de Pilates possuem duração em torno de 50 minutos.
O horário de início e fim das aulas devem ser respeitados. Uma vez que as exceções ocorrem, o cliente pode se acostumar e virar “cobrança” em um momento posterior.
Recomenda-se evitar horários fracionados, pois podem impactar na gestão dos clientes no futuro e as exceções podem ser concedidas, mas devem ser analisadas com critério.
Recomendamos vivamente o incentivo da aplicação SeuFisio Checkin para os clientes.
A aplicação permite autonomia aos clientes, reduz o trabalho do gestor e educa os clientes sob as regras de desmarcação e remarcação.
Todas as condições estão descritas no contrato do Pilates.
Podem ser abertas exceções com o objetivo de fidelizar e personalizar de acordo com as necessidades do cliente, desde que não haja malefícios para outros clientes, para a marca e para a gestão da unidade.
Realizar a higienização de acordo com o manual de limpeza e manutenção.
Realizar a manutenção de acordo com o manual de limpeza e manutenção.