TEM UMA BOA RELAÇÃO COM A COMIDA?
PREENCHA O QUESTIONÁRIO E DESCUBRA ☺️
Se ao longo dos anos já experienciou o que é:
1 – Iniciar uma dieta* com o objetivo de perder peso
2 – Sentir frustração e tristeza por não poder comer aquilo que mais gosta
3 – Desistir da “dieta”, pela impossibilidade de manter as restrições impostas por muito tempo
4 – Exagerar e sentir culpa por isso
5 – Aumentar de peso
6 – Sentir maior insatisfação corporal
… e se depois disto considerou que iniciar uma nova “dieta” (restritiva) seria o caminho mais acertado (na esperança que dessa vez pudesse resultar), é porque certamente já conhece o “ciclo vicioso das dietas”.
*”dieta” no sentido de restrição alimentar, ainda que não seja esse o verdadeiro significado da palavra
A verdade é que cerca de 95% das pessoas que fazem “dietas” restritivas voltam a recuperar todo o peso perdido nos anos seguintes. Mas as consequências deste tido de abordagens podem ir muito além do peso, por exemplo, contribuindo para uma má relação com a comida.
O presente questionário é inspirado na “Intuitive Eating Assessment Scale – 2” (© 2017 by Evelyn Tribole and Elyse Resch / New Harbinger Publications) e visa assim ajudá-lo(a) a explorar alguns comportamentos que podem refletir uma má relação com a comida. Leia cada uma das perguntas e reflita se habitualmente se identifica com elas, assinalando a resposta “sim” ou “não”.
Nota importante: Esta ferramenta não serve de diagnóstico e não dispensa o acompanhamento profissional para a avaliação e atuação perante situações mais específicas.