Grande parte das dores de cabeça estão associadas à uma estrutura específica do nosso corpo chamado núcleo trigeminocervical.
Essa estrutura é um ponto de convergência de nervos que recebe informações das 3 primeiras vértebras E inerva grande parte da cabeça.
A segunda imagem desta postagem (deslize para o lado para vê-la) demonstra a relação da cervical com o núcleo e a terceira imagem demonstra as ramificações do nervo trigêmeo, descritos abaixo.
O nervo trigêmio em si é composto por 3 diferentes ramos, explicados aqui e
– 1 – Oftálmico: é o ramo superior, responsável pela sensibilidade do couro cabeludo, testa, cavidade dos olhos.
– 2 – Maxilar: é o ramo do meio, responsável pela sensibilidade da bochecha, pálpebra inferior, nariz, dentes e lábio superior.
– 3 – Mandibular: é o ramo de baixo, responsável pela sensibilidade da parte da frente da língua, lábio inferior e a região da mandíbula.
Esta estrutura é uma das explicações para casos onde há uma tensão maior na musculatura do pescoço que consequentemente geram uma “irritação” que será transmitida até o núcleo e propagada ao longo dos outros nervos, gerando a dor de cabeça.
O caminho inverso também pode acontecer e gerar uma dor e/ou desconforto na cervical e músculos do pescoço.
Já sentiu uma dor de cabeça que tinha um componente na coluna cervical, na parte de cima da cabeça e atrás dos olhos ao mesmo tempo? Eis a explicação!
Na próxima postagem, falaremos sobre a dor de cabeça (cefaleia) cervicogênica e como a fisioterapia pode ajudar!
Sofre com dor de cabeça e tem sua qualidade de vida reduzida por isto?
Agende agora mesmo seu atendimento com nossa equipe!
MoviMente-se!