A migrânea, comumente conhecida como enxaqueca é uma dor de cabeça primária, complexa e mais abrangente, com diversos fatores a serem analisados.
Ela atinge cerca de 18% da população, e as mulheres são acometidas 3x mais do que os homens. É considerada umas das condições neurológicas que mais causam incapacidade no indivíduo, e particularmente em indivíduos abaixo de 50 anos.
As principais características são a dor em somente um lado da cabeça, porém pode migrar para o outro lado da cabeça.
Normalmente a localização da dor é na testa e na parte de cima da cabeça, com caráter pulsátil e uma intensidade moderada a alta;
Os episódios podem durar de 4 a 72 horas seguidas, pioram com esforço físico e podem apresentar também uma hipersensibilidade na pele, à luz e sons. Enjôos e /ou vômitos são comuns também durante as crises.
É comum que antes da crise de enxaqueca, o paciente tenha a Aura, que é uma sensação com duração de 5 a 60 minutos que apresenta alterações visuais (como manchas no campo visual), mas pode-se também apresentar distúrbios da fala, perda de sensibilidade ou formigamento em alguma região do corpo.
Estresse, atividade hormonal (menstruação por exemplo), irregularidade do sono, alimentação (ainda controverso) e depressão são fatores que podem ajudar a desencadear uma crise.
Apesar das enxaquecas não serem causadas por alterações nos músculos e articulações, tratar estes sintomas são importantíssimos para prevenção/atenuação das crises e, quando em crise, os sintomas sejam reduzidos e até abolidos.
O Fisioterapeuta não utiliza medicação e sim terapia manual, como mobilizações, manipulações, modulação da dor e claro, EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS e individualizados para o pescoço e principalmente para a musculatura profunda da cervical.
Os resultados são muito promissores e na maioria das vezes acontece já na primeira sessão.
Sofre com dor de cabeça e tem sua qualidade de vida reduzida por isto?
Agende agora mesmo seu atendimento com nossa equipe!
MoviMente-se!