MANUAIS

MANUAL DE GESTÃO DE EQUIPA

  • No site da Rede (movimente.pt) disponibilizámos uma área exclusiva para que os candidatos possam fazer as candidaturas espontâneas ou indicadas. O processo seletivo é individual de cada clínica e são direcionados à unidade correta de acordo com a indicação do próprio candidato no formulário de contato. Em seguida da candidatura, será enviado diretamente para o email da unidade as informações e o currículo do candidato.
  • É imperativo que todas as candidaturas sejam respondidas no mais breve possível, mesmo quando não estiver em contratação ou não gostar da candidatura, responda à elas.
  • É recomendado a contratação de funcionários experientes, humanos, entusiastas, comunicativos, mas principalmente com postura compatível com a filosofia da Rede MoviMente;
  • Sempre que houver demissão, afastamento ou desistência de um funcionário, sugere-se fazer novas entrevistas para garantir funcionários em standby para eventuais emergências que possam vir a ocorrer.
  • Os requisitos mínimos para a contratação dos terapeutas são possuir a cédula profissional ativa, com atenção especial aos osteopatas e acupunturistas, que necessitam ter a cédula específica de terapeutas não convencionais, possuírem no mínimo 3 anos de experiência e terem seguro de acidentes de trabalho ativo.
  • Para instrutores de Pilates, o requisito é mais maleável. Não há uma indicação específica da necessidade de ser fisioterapeuta ou técnico especialista em exercícios físico, mas é obrigatório ter formação na utilização das máquinas de Pilates.
  • Para as rececionistas, os requisitos mínimos englobam ter conhecimento informático para utilização das planilhas e sistema de gestão, possuir boa capacidade de comunicação, boa organização, adequada apresentação pessoal, ser simpática, prestativa, humana, empática e confiável.

FISIOTERAPEUTA

As funções e orientações para os fisioterapeutas são:

  • Fazer a reunião com o cliente de forma gratuita para conversar sobre o tratamento a ser oferecido.
  • Considerar o cliente como um todo e não somente a patologia;
  • Quando aplicável, utilizar os protocolos de tratamento da Rede (em construção);
  • Avaliar e reavaliar de forma detalhada e baseada no objetivo de tratamento do cliente;
  • Sempre que possível, explicar ao cliente e tratar a causa e não somente reduzir sintomas. Nos casos onde o sintoma será prioridade, não esquecer de explicar ao utente que o que está a fazer não é tratar a causa. A transparência no tratamento gera empatia, conexão e confiança, aumentando a adesão ao tratamento.
  • Utilizar o conceito de abordagem positiva do PNF e iniciar o atendimento destacando as qualidades e capacidades do cliente e não causando dor ou fadiga. Se necessário, utilizar tratamento indireto e evoluí-lo conforme a melhora do cliente;
  • Realizar abordagens funcionais sempre que possível e quando não for possível, esclarecer ao cliente o motivo pelo qual não está a ser feito;
  • Combinar diferentes técnicas para tratá-los de forma eficiente e segura;
  • Variar exercícios sempre que possível e ajustar a dificuldade do exercício de acordo com a evolução do cliente;
  • Não expor o cliente à riscos desnecessários;
  • Explicar o objetivo de cada exercício e solicitar as correções necessárias para melhorar o desempenho e acelerar o tratamento;
  • Preocupar-se com a qualidade da execução do movimento e não com a quantidade de exercícios ou repetições.
  • Utilizar a tecnologia para envolver o cliente em seu tratamento, como os aparelhos de feedback visual, tecarterapia, eletroestimulação assertiva e afins;
  • Higienizar aparelhos de acordo com o manual de limpeza e manutenção os aparelhos e a área utilizada durante o atendimento;
  • Fazer uma evolução no sistema após cada atendimento. Além de obrigatório pela ERS, é importante para registrar a evolução do tratamento.
  • Quando necessário, montar e enviar ao cliente de forma eletrónica exercícios para o domicílio pela plataforma Vedius;
  • Estar atualizado com a literatura científica;

INSTRUTOR DE PILATES

É obrigatório ao instrutor ser fisioterapeuta e ter formação em Pilates clínico com máquinas e podem ser conciliadas as funções de Fisioterapeuta e instrutor de pilates.

As funções e orientações aos instrutores de pilates são:

    • Dar a aula experimental gratuita;
    • Fazer a avaliação inicial e as reavaliações periódicas;
    • Planear de forma antecipada a aula e personalizar os exercícios de acordo com o objetivo de cada aluno;
    • Quando aplicável, utilizar os protocolos de tratamento da rede referentes ao Pilates (em construção);
    • Variar os exercícios sempre que possível e ajustar a dificuldade do exercício de acordo com a evolução do cliente;
    • Não expor o cliente a riscos desnecessários;
    • Explicar o objetivo de cada exercício e solicitar as correções necessárias para melhorar o desempenho de cada exercício;
    • Reforçar a utilização do powerhouse e da correta respiração durante os exercícios.
    • Higienizar de acordo com o manual de limpeza e manutenção toda a área do pilates entre cada aula;
    • Fazer uma evolução no sistema após as aulas. Não é obrigatório todos os dias, mas fazê-lo pelo menos 1 vez por mês.
    • Quando necessário, montar e enviar ao cliente de forma eletrónica exercícios para o domicílio na plataforma Vedius.

RECEPCIONISTA

  • É, na maioria das vezes, a responsável pelo primeiro contacto com o cliente;
  • Sempre que houver um cliente deve-se estar pronta para atendê-lo.
  • Evitar ao máximo realizar outra tarefa em conjunto com o atendimento direto ao cliente.
  • Levantar-se e conversar com o cliente olhando nos olhos e não utilizar quaisquer dispositivos que prejudiquem a comunicação, como telemóveis, fones de ouvido ou similares.
  • Deve saber informar sobre o formato e diferenciais dos atendimentos, assim como explicar os diferentes serviços oferecidos.
  • Entre as funções desempenhadas, destaca-se: Receber prontamente os clientes presenciais, tirar dúvidas, realizar orientações e oferecer-lhes café, água, chá e acesso à internet;
  • Atender telefonemas, tirar dúvidas do cliente e realizar orientações;
  • Verificar e-mails e reencaminhá-los quando necessário;
  • Manter a organização da agenda de pacientes, informar aos terapeutas as eventuais mudanças e organizar a fila de espera;
  • Realizar o cadastro completo dos clientes;
  • Receber e distribuir cartas;
  • Receber pagamentos em numerário e cartões e sempre questionar ao cliente se deseja o contribuinte na fatura e enviá-la por email, mesmo que seja como contribuinte final. Se for de preferência do cliente, imprimir a fatura e entregar ao cliente.
  • Verificar se os feedbacks estão a ser respondidos;
  • Verificar e solicitar materiais de estoque;
  • Manter o ambiente agradável, confortável e limpo (copos caídos, algo molhado no chão etc);
  • Manter-se sempre atualizado sobre as mudanças e estar com o discurso alinhado com os terapeutas e proprietários da unidade franchisada;
  • Oferecer soluções e melhorias para o bom funcionamento.
  • É obrigatório que todos os colaborares possuam vínculo laboral com a empresa franchisada, seja com contrato de prestação de serviço ou por contrato de trabalho efetivo;
  • É obrigatória a confeção e assinatura dos contratos sempre antes do funcionário iniciar as atividades;
  • É obrigatória o cadastro de cada colaborador na área privada da ERS;

REGIMES DE CONTRATAÇÃO

POR CONTA PRÓPRIA

  • É quando o franchisado é Fisioterapeuta e quer trabalhar na própria clínica. É uma das melhores opções para o início de atividade;
  • É obrigatório que o franchisado tenha a cédula profissional ativa.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

  • Em grande parte das vezes, é o tipo de contrato mais recomendado, uma vez que os custos adicionais, como a segurança social, seguro, IRS e alimentação ficam a cargo do trabalhador.
  • É obrigatória a remuneração mínima de 50% para o colaborador e 50% para a unidade franchisada; Recomendamos remuneração com valores fixos ao invés do percentual.
  • É obrigatório que o colaborador tenha a cédula profissional e seguro de acidentes de trabalho. A Ordem dos Fisioterapeutas possui seguro de responsabilidade civil associado à anuidade.
  • Os pagamentos serão a recibos verdes e as faturas precisam ser de acordo com a atividade prestada. Ao final do mês, emite-se um relatório com os atendimentos do prestador de serviços, que é enviado por email e, uma vez confirmado, paga-se até o 5º dia útil do mês seguinte aos atendimentos por transferência bancária.

POR CONTRATO

  • Normalmente, só é utilizado quando há um alto volume de trabalho pelo colaborador que justifique os gastos com segurança social, IRS, duodécimos, seguros e alimentação.
  • Pode ser utilizado também na tentativa de fidelizar o colaborador. Diz-se tentativa pois nunca é um “pra sempre”.
  • Os contratos envolvem custos adicionais de segurança social, seguro e IRS que representam um aumento de aproximadamente 30%-35% do salário oferecido;
  • É obrigatório seguir todos os deveres e pagamentos legais;
  • Os contratos podem ser em part ou full time;

ESTÁGIO PROFISSIONAL E INCENTIVOS

É imprescindível conversar com a contabilidade. Existem diversos incentivos para contratação, desde recém formados à terapeutas que estão no seguro desemprego há algum tempo.

Em alguns casos, o IEFP paga em torno de 80% do salário por 1-2 anos e nós ficamos com os outros custos.

  • Os pagamentos devem ser realizados até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, sempre por transferência bancária e nunca por espécie. Isso é somente para que possa ter registro do pagamento e evitar problemas futuros.
  • Os pagamentos a prestadores de serviço serão sempre a recibos verdes, com a obrigatoriedade de o prestador enviar os recibos verdes em até 5 dias após o recebimento da remuneração.
  • Os recibos de vencimentos aos colaboradores contratados devem ser assinados pelos mesmos até 5 dias úteis após o pagamento.

O pagamento a todos os fornecedores, assim como os serviços como água, luz, arrendamento, contabilista, softwares, royalties, seguros, máquinas de água e café, equipa de limpeza e outros devem ser realizados sempre antes do vencimento das respetivas faturas.

O treinamento para a equipa inicial da franqueada ocorrerá através de observação na sede da MoviMente em Viseu por 5 a 10 dias. Após o período observacional, haverá um treinamento adicional para reforçar as condutas no próprio espaço da franqueada por no máximo 3 dias seguidos. Neste treinamento serão abordados:

 

  • Dinâmica de atendimento ao telefone;
  • Dinâmica de atendimento pessoal;
  • Dinâmica das reuniões para explicação do tratamento;
  • Dinâmica das aulas experimentais de Pilates;
  • Dinâmica e exemplos de atendimento no Pilates clínico e fitness;
  • Dinâmica de exemplos de atendimentos em Fisioterapia;
  • Explicações e hands on dos equipamentos e acessórios de Pilates;
  • Explicações e hands on dos equipamentos da Fisioterapia:
        • Plataforma vibratória;
        • Electroestimulação;
        • Bicicleta;
        • Passadeira;
        • Laser;
        • Elastos®;
        • MotionGuidance®;