MANUAIS

MANUAL DO FRANCHISADO

Apresentação do negócio

Habilitação e reabilitação, melhora da qualidade de vida, atividade física personalizada, prevenção e melhora da performance.

Estrutura necessária

Clínica com receção, casa de banho adaptada para mobilidade condicionada, gabinete(s) e área dedicada para a prática de pilates com máquinas.

Mercado

Maior concentração de profissionais nos grandes centros, porém também existe grande potencial de clientes em cidades de médio e pequeno porte, visto que a concorrência nestas cidades são menores ou inexistentes.

Colaboradores

Rececionista, terapeuta(s), assistentes e estagiários.

Custos

Baixo investimento inicial e custo de manutenção. As remunerações no momento inicial são proporcionais aos ganhos.

Ponto de atenção

Oferecer alternativas para complementar tratamento, como consultas médicas, nutricionista e terapias alternativas.

A Fisioterapia atua na prevenção de lesões e melhora da qualidade de vida, equilíbrio, coordenação motora e reduz/cura dores.
Atua também no tratamento e reabilitação de idosos e pacientes com doenças neurológicas, ortopédicas, reumatológicas, cardiorrespiratórias e outros, tanto em adultos, quanto crianças. Recentemente foi criada a Ordem dos Fisioterapeutas de Portugal.
A clínica MoviMente destaca-se dos concorrentes pelos atendimentos individualizados, por priorizar a qualidade do atendimento, pelo objetivo principal do tratamento ser baseado na resolução da causa e não na redução dos sintomas das disfunções de seus clientes e pela utilização de tecnologia e técnicas baseadas em evidências científicas.

O empreendedor disposto a abrir sua clínica deve possuir qualificação necessária que o faça ter um diferencial e viabilizar seu posicionamento no mercado.
É preciso adequar-se a um perfil que o mantenha na vanguarda do setor.

Algumas características são essenciais para o sucesso, entre elas pode-se destacar iniciativa, especialização da atividade, capacidade de planeamento e de liderança.

Cabe destacar que entre os principais motivos de insucesso dos empreendedores está a falta de foco, de metas e de ações corretas na condução do negócio, em resumo, a falta de planeamento tem sido há tempos a causa principal do insucesso de empresas.

O empreendedor autoconfiante e especialista transmite empatia, proatividade e excelência na prestação dos serviços, e gera credibilidade junto a seus funcionários e a seus clientes.

As opções econômicas para a abertura da sua clínica são:

      • Empréstimos pelo programa Portugal 2020 com juros baixos ou similares;
      • Recursos pessoais e/ou da sociedade;
      • Empréstimos em instituições financeiras;

Nos últimos anos, a representatividade da Fisioterapia está em constante expansão em Portugal e no mundo.
É a terceira profissão em números na área da saúde.
Em toda a Europa, a população está a envelhecer e Portugal está a liderar esta lista.
Os utentes séniores são o principal público alvo de atendimento, junto a atletas e utentes com restrições de movimentos e funções seja por alguma patologia ou por intervenções cirúrgicas.  Com a pandemia do COVID, a visibilidade dos fisioterapeutas aumentou mais ainda e a consequente demanda por reabilitação individualizada e de qualidade cresceu.

Para a escolha do local, deve ser levado em consideração o fluxo de potenciais clientes na região, disponibilidade de estacionamento, incluindo vagas para mobilidade condicionada, oferta e proximidades de transportes públicos e condições agradáveis para a permanência dos clientes. Locais próximos à hospitais, centros médicos, regiões centrais, ginásios e centros de estética e cuidados multiprofissionais são boas opções.

Em todo caso, a realização de uma pesquisa de mercado na localidade faz-se necessária, haja vista que nem sempre um local que apresente grande movimentação, representa que existem potenciais clientes. Outra providência necessária é a visitação do local em diferentes horários a fim de verificar se o fluxo de pessoas é concentrado apenas em um horário específico ou se a movimentação é contínua.

Alguns aspetos devem ser avaliados no processo de seleção da localização da clínica, como:

 

Fatores de demanda

A característica populacional em torno do estabelecimento é o principal fator a ser contemplado num estudo de localização. Não se deve restringir à quantidade de pessoas residentes ou passantes que frequentam a região. É necessário, além de identificar o perfil socioeconômico dessa população (faixa etária, renda, nível educacional), identificar os hábitos de consumo dos frequentadores da região.

Fatores de oferta

Adicionado ao conhecimento do potencial da região verificado na etapa anterior, é preciso mensurar a influência da concorrência na região. Se for bem atendida, quem são os concorrentes, como eles atuam, preços praticados e que espaço de mercado está disponível. A concorrência na região obrigatoriamente não é um fator negativo; ao contrário, muitas vezes verifica-se que a concentração de empresas de um mesmo segmento pode tornar a região um polo relacionado ao setor.

Fatores de custos

A análise do melhor ponto deve envolver também as condições de sua utilização, inclusive àquelas que influenciam diretamente nos custos, seja no investimento inicial (cauções, obras, reformas, equipamentos, comunicação) ou no custo operacional (arrendamentos, impostos etc.).

Para abrir a franquia, o franchisado deve avaliar as opções que melhor o atendem e realizar seu registo comercial de forma individual ou em sociedade.  É possível criar a empresa, seja ela singular ou sociedade pela Empresa na Hora, ligados ao Instituto de Registos e Notariado. Porém, recomendamos utilizar o escritório de contabilidade da rede MoviMente, legalmente habilitados e conhecedores da legislação tributária para elaborar os atos constitutivos da empresa sem qualquer surpresa.

Além da abertura de atividade da empresa, deve-se obter o alvará de funcionamento com a atividade pretendida junto à camara e cadastrá-la na Entidade Reguladora de Saúde (ERS), e deve-se estar de acordo com o regulamento 66/2015 da ERS, a clínica deve estar de acordo com o guia de acessibilidade e mobilidade para todos, publicado no decreto-lei 163/2006, fazer o pagamento das devidas taxas de acordo com a portaria 150/2015 da ERS e, para quando oferecer terapêuticas não convencionais como a osteopatia e acupuntura, deve-se estar de acordo com a lei 71/2013 e portaria 182/2014.

Para a estrutura da clínica é necessária uma área mínima de 50 m² que siga o projeto arquitectónico com divisões, mesmo que virtuais, em receção, área de espera, área do pilates, gabinetes e casa(s) de banho. O espaço deve oferecer instalações elétricas e hidráulicas em boas condições, ambiente bem iluminado e padronizado conforme as especificações deste manual.

A Rede MoviMente possui um compromisso ambiental, portanto, recomenda-se que o local tenha uma boa ventilação e iluminação naturais para reduzir o impacto ambiental.

A quantidade de colaboradores está diretamente relacionada ao tamanho da clínica e serviços oferecidos. De maneira inicial, recomenda-se que tenha um instrutor de Pilates e um fisioterapeuta, porém, isto pode ser adaptado de acordo com cada unidade franchisada.

Além dos profissionais que devem compor a equipe, deve ser dada atenção especial à questão de segurança do trabalho e saúde ocupacional. Os colaboradores devem participar de capacitações sempre que for solicitado.

A MoviMente preconiza a qualidade de atendimento da forma mais satisfatória possível.

Para isto, a Rede fornece a lista de equipamentos necessários para a abertura, que se encontra disponível no manual de implantação. A escolha destes equipamentos é rigorosa e objetiva oferecer tratamento seguro, eficiente e com excelentes resultados.

A tecnologia faz parte do processo de encantamento e da experiência do cliente. Deve-se considerar sua utilização na reabilitação sempre que possível.

A higienização correta, além da segurança para os clientes e colaboradores garante uma maior durabilidade dos equipamentos. As orientações estão contidas no manual de limpeza e manutenção.

É oferecido pela Rede MoviMente, em conjunto com a fabricante dos equipamentos de Pilates, um mapa com a disposição dos equipamentos para a otimização dos atendimentos e da qualidade percebida pelos clientes.

A matéria prima de uma clínica de Fisioterapia e Pilates são os terapeutas.
O Fisioterapeuta possui no raciocínio clínico, conhecimentos anatómicos, biomecânicos, fisiologia e fisiopatologia a base necessária para tratar grande parte dos seus clientes. A utilização de equipamentos auxilia esta base e deve-se sempre que for do interesse da rede MoviMente e/ou do franchisado, estimular formações de seus colaboradores.

A utilização de equipamentos de qualidade reduz a necessidade de manutenção de grandes estoques, limitando-os a produtos de limpeza e consumíveis da casa de banho e os acessórios de equipamentos, como os elétrodos da electroestimulação e rolo para marquesas.

O produto final das clínicas MoviMente é a excelente experiência que o cliente tem durante e após o seu processo de habilitação e reabilitação. Para que este objetivo seja atingido é necessária dedicação contínua que envolve desde uma adequada abordagem na receção, atendimento com qualidade, empatia e humanização. O tratamento com técnicas adequadas e eficientes, assim como comunicação efetiva ajudam a integrar o cliente em seu processo de reabilitação.

A automação auxilia na gestão da clínica e o sistema utilizado pela MoviMente possibilita o cadastro completo de clientes, avaliação, evolução e registro de exames do cliente, controle do regulamento geral de proteção de dados e direitos de imagem, gerenciamento automático de potenciais clientes e clientes perdidos, controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, fechamento de caixa e muitas outras funções. Auxilia também na redução de gastos com papel, corroborando com os cuidados com o meio ambiente preconizado pela rede MoviMente.

O produto final da clínica MoviMente é a excelente experiência que o cliente tem no seu processo de reabilitação, logo, é um serviço intangível onde os resultados são importantíssimos.

Os atendimentos são realizados no próprio espaço físico, ao domicílio e também podem ser realizados em eventos externos.

Os horários de atendimento devem ser amplos e deve ser oferecido ao cliente, dentro do possível, uma flexibilidade para remarcações e cancelamentos.

Recomenda-se o cadastro com convénios, seguradoras, planos de saúde e associações, porém, deve ser negociado e levar em consideração as remunerações compatíveis com a qualidade oferecida pelas unidades franqueadas.

Em termos de marketing, divulgação e promoções, elas são sempre realizadas através das mídias sociais, site e, eventualmente, através de meios físicos. Outras formas de divulgação devem ser aprovadas pela equipa de marketing e serão avaliadas caso a caso, conforme demonstrado no manual de uso da marca.

O capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez nos ciclos de caixa. Funciona com uma quantia imobilizada para suportar as oscilações existentes com o passar do tempo. Ele é o valor em dinheiro que a empresa necessita para cobrir todos os custos até um novo aporte de dinheiro ao caixa. Considera-se os custos fixos, compras de equipamentos e insumos, remunerações, impostos, taxas de financiamentos e depreciações.

O capital de giro garante a saúde financeira da sua empresa e assegura o pagamento aos colaboradores, impostos e demais custos e despesas operacionais.

Recomenda-se uma margem de lastro de no mínimo 3 meses. Não se deve esquecer que retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Recomenda-se a adição ao sistema toda previsão de gastos futuros para uma gestão competente. Só assim as variações nas vendas e nos prazos poderão ser geridas com a precisão necessária. Deve-se atentar principalmente no início, onde as entradas financeiras são poucas e as compras são muitas, que o capital de giro é a segurança da empresa para custear este desequilíbrio e evitar alguns erros comuns, como ver o dinheiro “sobrar” ao final do mês e utilizar como lucro ou realizar compras desnecessárias.  Não deve ser esquecido a depreciação dos equipamentos por desgaste natural, pagamento das compras parceladas, remunerações e empréstimos.

Os custos da clínica são empregados tanto na elaboração dos serviços quanto na manutenção do pleno funcionamento da empresa.
Entre essas despesas, estão o que se chama de custos fixos (despesas) e custos variáveis.

Dentro dos custos fixos, estão o arrendamento, gastos com luz e energia, remunerações, seguros, contabilista, aluguel e depreciação dos equipamentos, financiamento e softwares. Já os custos variáveis incluem impostos, encargos e eventuais compras emergenciais.

Deve-se utilizar a parte financeira do sistema para registar contas e remunerações para ter uma visão mais ampla e para facilitar o controle financeiro a médio e longo prazo.

Para oferecer a melhor experiência e qualidade da reabilitação, é preciso diferenciar-se dos concorrentes e estar sempre atento às necessidades, objetivos e desejos de cada cliente. Para agregar valor aos atendimentos, recomenda-se:

        1. Ter qualidade na comunicação, empatia e transparência;
        2. Demonstrar ao cliente que os procedimentos e atividades ali praticados estão de acordo comas expetativas dele;
        3. Utilizar técnicas fisioterapêuticas seguras e eficientes, baseadas em raciocínio clínico e evidências científicas atualizadas;
        4. Tratar a causa da disfunção e não somente os sintomas dela;
        5. Utilizar tecnologias associada aos exercícios sempre que possível;
        6. Personalizar os atendimentos e cuidados com o cliente;
        7. Minimizar a sensação de sentimentos ruins, como a dor e maximizar a sensação de conforto e melhorias durante o atendimento, por exemplo, exaltar movimentos que o cliente já consegue fazer ou a melhora da dor, que antes não era possível;
        8. Cuidar do cliente como um todo e não de sua doença ou disfunção;
        9. Localização adequada e facilidade de estacionamento;
        10. Agregar diferentes serviços no mesmo espaço físico.

É importante lembrar que clientes que recebem atendimentos de Fisioterapia possuem grande chance de iniciar nas aulas de Pilates e fazer consultas com outras especialidades, aumentando o facturamento total da clínica.

A forma de comunicação com o público alvo é de suma importância no desenvolvimento da estratégia de divulgação dos serviços oferecidos pelas unidades da rede MoviMente.
Uma boa divulgação gera resultados positivos, aumenta o número de pessoas conhecedoras da marca e de seus serviços oferecidos, e a consequência é o aumento da quantidade de clientes.

As mídias sociais são utilizadas pela equipa de marketing para divulgar os serviços e dar maior visibilidade da marca. É importante ressaltar que esse tipo de comunicação é uma das alternativas mais assertivas em relação ao público alvo e também com melhor relação custo x benefício da atualidade. Nota-se, também, que ao utilizar o marketing digital faz-se com que ofertas e serviços possam ser apresentados de forma instantânea, mais assertiva em relação ao público alvo, com custos nulos ou muito inferiores às formas tradicionais prévias de divulgação como propagandas em rádios locais, TV locais, panfletos, anúncios em jornais de bairro, jornais de circulação local, sites, rádio, revistas e/ou outdoor, etc.

Estimulamos parcerias com clínicas médicas, ginásios e outros profissionais da saúde, aumentando a oferta de clientes. A aceitação de convênios, seguradoras e planos de saúde específicos onde a remuneração não comprometa a qualidade dos atendimentos também são bem-vindas.

A melhor publicidade para o empreendimento é o passa palavra (famoso boca-a-boca) dos clientes satisfeitos com o tratamento e a experiência vividas. É primordial montar uma clientela fiel que divulgue o empreendimento. Por fim, tão importante quanto a divulgação, é preciso não somente entregar o prometido na avaliação, mas superar as expetativas dos clientes.

A entidade que regula as clínicas de Fisioterapia é a Entidade Reguladora da Saúde.
O suporte telefónico da ERS é bastante eficiente e auxilia durante todo o cadastro, assim como tiram todas as dúvidas referentes ao processo.

Em relação às taxas, para efetivar o cadastro, deve-se desembolsar o montante inicial de 1000€ que correspondem ao cadastro e ao primeiro ano de atividade da unidade franqueada com até 4 colaboradores cadastrados. Para cada colaborador adicional, deve-se pagar o adicional de 25€. Nos anos subsequentes, é cobrado uma taxa de 500€ ao ano somados a 12,50€ por colaborador adicional aos 4 já contemplados.

Nos atendimentos de Fisioterapia, Pilates, Médico, Osteopatia, Nutrição, Psicologia, Acupuntura e em Terapia ocupacional há isenção de pagamento de IVA pelo artigo 9o do CIVA, desde que seja realizado por portadores de cédulas profissionais.  Já para os atendimentos de outras terapias o valor do IVA é de 23%.

Recomenda-se solicitar à contabilidade a inscrição no VIES para utilização do IVA intracomunitário, essenciais para aquisição de produtos na comunidade europeia.

Recomenda-se também contratar a equipa de contabilidade e o escritório de advocacia da rede MoviMente, que fornecem todo o suporte necessário destes temas.

Para a correta legalização, além da abertura de atividade da empresa, deve-se obter o alvará de funcionamento com a atividade pretendida junto à camara e cadastrá-la na Entidade Reguladora de Saúde (ERS), e deve-se estar de acordo com o regulamento 66/2015 da ERS, a clínica deve estar de acordo com o guia de acessibilidade e mobilidade para todos, publicado no decreto-lei 163/2006, fazer o pagamento das devidas taxas de acordo com a portaria 150/2015 da ERS e, para quando oferecer terapêuticas não convencionais como a osteopatia e acupuntura, deve-se estar de acordo com a lei 71/2013 e portaria 182/2014 que regulamentam estas profissões.

Ao empreendedor não basta vocação e força de vontade para que o negócio seja um sucesso.
Independentemente do segmento ou tamanho da empresa, é necessário que haja um controle financeiro adequado que permita a mitigação de riscos de insolvência em razão do descasamento contínuo de entradas e saídas de recursos.
Abaixo, estão listadas algumas sugestões que auxiliarão na gestão financeira do negócio:

 

PRINCÍPIO DA ENTIDADE

O patrimônio da empresa não se mistura com o do empreendedor. Portanto, jamais se deve confundir a conta pessoal com a conta empresarial, isso seria uma falha de gestão gravíssima que pode levar o negócio à falência. Ao não separar as duas contas, a lucratividade do negócio tende a não ser atingida, sendo ainda mais difícil reinvestir os recursos, gerados pela própria empresa. Considera-se um dos principais passos para o fracasso empresarial.

TER DISCIPLINA FINANCEIRA

Não se recomenda utilizar o capital de giro para cobrir despesas, porém, quando for necessário, não deixar de repor a mesma quantia assim que possível. Isso pode ser fatal para a saúde financeira da empresa. Seja prudente com o controle financeiro e reduza possíveis riscos no futuro.

DESPESAS

O empreendedor deve estar sempre atento para as despesas de rotina como água, luz, material de escritório, internet, produtos de limpeza e manutenção de equipamentos. Embora pequenas seu controle é essencial para que não reduzam a lucratividade do negócio.

FUNDO DE RESERVA / PROVISÕES

O fundo de reserva é composto por um percentual do lucro mensal – sempre que for auferido e pode-se estabelecer um teto máximo que, quando atingido, não haverá necessidade de novas alocações de recursos, voltando a fazê-las apenas no caso de recomposição da reserva utilizada. Esse recurso provisionado poderá ser usado para cobrir eventuais despesas que ocorram ao longo do ano.

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

As novas tecnologias são de grande valia para a realização das atividades de gerenciamento, pois possibilitam um controle rápido e eficaz.
A rede MoviMente utiliza um sistema completo e de fácil utilização que automatiza e auxilia neste processo.

IDENTIFICAR E CORTAR GASTOS DESNECESSÁRIOS

Descubra custos que podem ser reduzidos e programe-se para fazê-lo.
Deve se atentar sempre ao fluxo de caixa para manter as finanças em dia.
Diversas empresas fecham pela má administração do capital de giro.

SABER NEGOCIAR COM CLIENTES

Promoções muitas das vezes são eficientes na captação de novos clientes, porém, a longo prazo podem tornar a gestão financeira ineficiente.
Tente sempre que possível fidelizar os clientes em planos de tratamento maiores, como planos semestrais no Pilates ou pacotes de atendimento da Fisioterapia.
Mesmo que a margem de lucro seja menor, é a garantia de arrecadação a longo prazo.

EVITAR FLEXIBILIZAÇÃO DE PAGAMENTOS

Em atendimentos isolados, o pagamento deve ser realizado logo após a sessão.
Para pacotes ou mensalidades, o pagamento deverá ser realizado de forma adiantada e, sempre que possível, deve-se cadastrar os clientes para débito direto.

EVITE AO MÁXIMO, MAS SE NECESSÁRIO FOR, FAÇA UM EMPRÉSTIMO

Se a empresa necessita pagar dívidas e não tem dinheiro em caixa, o empréstimo pode ser considerado uma alternativa.
Contudo, aqui entra novamente o planeamento.
Não procure esse serviço caso não possua garantias futuras para quitá-lo e, quando for o caso, pesquise os menores juros do mercado e não faça dessa alternativa um hábito.
Corrija os procedimentos de compra e venda para conseguir manter a saúde financeira da empresa com seu capital de giro, sem precisar recorrer a meios que podem fazer suas dívidas aumentarem mais ainda.