fbpx

Você certamente conhece pessoas com problemas na coluna vertebral que morrem de medo de se exercitar com receio de “lesionar a coluna”, não é?! Será que posso correr? Será que posso fazer atividade física? Essa dúvida é bem frequente e devido a falta de informação, muitas pessoas acabam optando pelo sedentarismo! Mas parece que há estratégias que podem ajudar a prevenir dor nas costas e fortalecer o disco intervertebral e uma delas é a corrida!
.
Um grupo de pesquisadores australianos liderados por Timo Rantalainen publicaram na Nature (2017), uma das revistas científicas mais renomadas do mundo, um estudo com objetivo de investigar o impacto da corrida no disco intervertebral e os resultados são incríveis!
.
Os autores observaram que corredores apresentaram melhores níveis de hidratação e glicosaminoglicanos (polímeros lineares longos que auxiliam na retenção de sódio e água) no núcleo do disco intervertebral quando comparado a sedentários. Outro achado importante é o mito do “aumento do impacto na coluna”. Foi observado que o aumento da pressão intradiscal foi limitado pelas fibras anulares do anel fibroso, mesmo em corredores de longa distancia.

Além disso, há evidências de hipertrofia do disco intervertebral. A hipertrofia do disco se da pela adaptação da carga habitual em corredores. Semelhante às respostas hipertróficas observadas na massa magra durante o treinamento resistido. Quem sabe essa hipertrofia no disco não pode contribuir positivamente no combate a degeneração discal (artrose) precocemente.

No geral, esse estudo apresenta que é possível ocorrer uma resposta adaptativa, anabólica e hipertrófica no disco intervertebral em corredores.

Olha que bacana! Se você gosta de corrida, que tal procurar um profissional especializado, colocar o tênis e ter benefícios com essa modalidade acessível a todas as pessoas!

Texto produzido e retirado de forma integral do Instagram @fisiocomevidencia, por Maurício Magalhães, PhD
#fisioterapia #fisiocomevidencia#metodoCBE

Running exercise strengthens the intervertebral disc Daniel L. Belavý, Matthew J. Quittner, Nicola Ridgers, Yuan Ling, David Connell & Timo Rantalainen Scientific Reports 2017

Comentar

📞  232 11 22 77
«Chamada para a rede fixa nacional»
💬 +351 232 11 22 7

📍UNIDADE VISEU
Rua das Mesuras
Bloco 3, R/C
Viseu CP 3500-001

📍UNIDADE PORTO
Av. de França, 256
Loja 19 (andar -1)
Boavista, Porto

REDES SOCIAIS

livro-reclamacoes-120x50-w