fbpx
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que se inicia, habitualmente, na infância, mas que pode surgir em qualquer idade.

Ela é provocada por diversos estímulos que, quando o utente é exposto, desencadeia uma resposta do corpo que leva à inflamação das vias aéreas e, consequente redução do espaço que o ar tem para passar e dificuldade em respirar.

A redução da passagem de ar é que causa os sintomas típicos:
– Tosse
– Chiadeira no peito ou pieira
– Falta de ar
– Aperto no peito com o esforço físico
– Cansaço e dificuldade em fazer as atividades ou tarefas do dia a dia

Em Portugal, cerca de 7% da população sofre de Asma, sendo que 60% destes asmáticos têm Rinite Alérgica associada.

Os doentes com asma, se estiverem controlados, podem fazer as suas atividades quer profissionais quer desportivas, sem qualquer limitação da vida diária.
O tratamento adequado é fundamental para uma melhoria da qualidade de vida.

Existem dois tipos principais de tratamento utilizados no controlo da asma, os medicamentos de alívio como os broncodilatadores, que aumentam o diâmetro das vias respiratórias e alivia os sintomas. Existem também medicamentos contínuos que diminuem e controlam a inflamação das vias respiratórias com, consequente, diminuição ou eliminação dos sintomas.

A Fisioterapia auxilia na redução da hiperventilação pulmonar, treinamento muscular respiratória e prática de exercício físico, com intensidade adequada.

Isto resulta na redução da sensação de falta de ar, melhora na tolerância ao exercício e na qualidade de vida desses pacientes.

MoviMente-se e não deixe que as dores apareçam ou aumentem!

🌐 www.MoviMente.pt
📞 232 11 22 77

Comentar