É comum recomendarem a prática de atividade física com objetivo de melhora da qualidade de vida e saúde. Por vezes, recomenda-se fazer fisioterapia para o mesmo objetivo.

Não é incomum nossos clientes nos questionarem se atividades que fazem são exercícios ou somente atividades. Vamos esclarecer o que é cada um?

Atividade física é qualquer movimento corporal feito pelos músculos, onde há um gasto energético acima do nível de repouso, ou seja, qualquer movimento sem fins terapêuticos. Podem ser consideradas atividades físicas atividades como brincar com os netos, varrer uma casa, preparar uma comida, arrumar a cama, fazer compras no mercado e subir uma escada para chegar a casa, por exemplo.

Já os exercícios terapêuticos precisam envolver um treinamento sistemático e planeado onde o objetivo dos movimentos e atividades funcionais são de restaurar, prevenir e melhorar as suas funções. É preciso que o movimento leve em consideração sua força, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade.

Dentro deste contexto, a mesma atividade de varrer a casa pode ser utilizada na reabilitação, a diferença é que são utilizados, por exemplo, resistências e superfícies diferentes durante a execução da tarefa.

Há ainda uma terceira vertente que é o desporto, com objetivos de competição (individual ou coletiva) e melhora da performance e rendimento.

Ficar parado faz mal à saúde e MATA!

MoviMente-se!

Se você não gostar de ginásio ou não tiver disciplina para realizar exercícios físicos por si, experimente o pilates! Com certeza surpreender-se-á positivamente!

Agende agora mesmo sua aula experimental!

Entre em contacto connosco!

🌐 www.MoviMente.pt

📞 232 11 22 77

Comentar