A fibrose quística é uma doença hereditária, que é mais frequente nas crianças e adultos jovens brancos, ainda que possa afetar pessoas de qualquer raça.
Ela é causada por alterações genéticas que desempenha um papel fundamental na regulação do transporte de sais minerais nas vias respiratórias, suor e o intestino.
Em condições normais, as secreções e fluidos corporais são fluidas e lubrificantes, porém, com a fibrose Quística, elas tornam-se espessas e pegajosas.
Ela favorecer a desidratação, ocorre uma alteração na absorção dos alimentos e nas vias aéreas e outras alterações.
Os sintomas podem incluir:
– Uma tosse produtiva com expetoração ou muco, infeções respiratórias frequentes e falta de ar progressiva;
– Sinusite;
– Dificuldade na absorção de alimentos, o que leva a uma nutrição inadequada;
– Diabetes;
– Cirrose, ou formação de cicatrizes, no fígado;
– Fertilidade reduzida;
O tratamento é multiprofissional e inclui a Fisioterapia, que pode ser divididas em:
– Fisioterapia Respiratória, que contribui para mobilização das secreções e aumento da capacidade respiratória através de de um conjunto de exercícios e técnicas específicas para manter o bom funcionamento dos pulmões e prevenir infeções respiratórias.
– O exercício físico busca trabalhar a postura e prevenir a dor e complicações do sistema musculoesquelético devido à doença pulmonar e óssea, além de melhorar a capacidade física.
Tens dúvidas sobre o tratamento ou gostaria de compartilhar sua experiência como paciente ou terapeuta? Utilize os comentários abaixo ou envie mensagem privada.
MoviMente-se!
Queres agendar seu atendimento?
Clique aqui e fale connosco!