fbpx

O dia internacional das mulheres costuma ser associado à flores e elogios, mas sua origem está relacionada a décadas de luta das mulheres por direitos e melhores condições de trabalho.
Ao longo da história, grupos feministas tentaram instituir um dia em homenagem às mulheres. Já no século 19, quando trabalhadoras enfrentavam longas jornadas de trabalho, organizações que defendiam os diretos das mulheres apresentavam argumentos para que a data fosse criada. Em 1910, a alemã Clara Zetkin abordou a necessidade de criar a data durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, mas foi apenas na década de 1970 que a celebração foi oficializada.
Foi só nos anos 1970, com o crescimento do movimento feminista, que a criação da data comemorativa começou a tomar forma. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que 1975 era o Ano Internacional das Mulheres e organizou a primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, realizada na Cidade do México. A entidade intitulou ainda os anos de 1976 a 1985 como a Década da Mulher.
Nos dias atuais, a data é marcada por atos que relembram mulheres que foram vítimas da violência e cobram o fim da desigualdade entre homens e mulheres, além de abordar temas como a descriminalização do aborto, feminicídio, assédio sexual e diferenças salariais.
Esta é a homenagem da Rede MoviMente à todas as mulheres.

Comentar