fbpx

Esta data foi instituída e é apoiada internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

O objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteçcão e do tratamento da hipertensão arterial no mundo, já que ela é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo.

A pressão (tensão) arterial é o resultado da pressão que o sangue exerce ao longo das paredes das artérias de nosso corpo. Esta pressão pode estar aumentada por alterações na estrutura do próprio vaso, por fatores de “entupimento” derivado de alimentação e muitos outros, incluindo fatores genéticos e ambientais.

A pressão elevada gera a hipertensão arterial, potencializa o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca.

O consumo excessivo de sal é uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia que acomete cerca de 40% da população portuguesa enquanto no mundo afeta 1 a cada 3 pessoas.

No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada.
O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis, tal como:
– Redução da ingestão de sal;
– Optar por uma dieta equilibrada;
-Evitar o uso excessivo do álcool;
– Praticar atividade física de forma regular;
– Manter um peso corporal saudável;
– Evitar o uso de tabaco.

MoviMente-se!

Comentar